Miopia: mitos e verdades

Miopia: mitos e verdades

Miopia: mitos e verdades Miopia: Mitos e Verdades

Na miopia, o paciente tem dificuldade para enxergar objetos que estão longe dos olhos.  O foco é formado antes da retina, pois o comprimento do olho, da córnea até o fundo é maior do que deveria ser. É considerado míope o paciente que apresenta entre 0.5 a 5 graus e alto míope, ou seja, aquele que tem mais 5 graus. Para os míopes as opções de tratamento são óculos, lentes de contato e cirurgia, se os exames da córnea forem favoráveis.

No entanto, muitos mitos e dúvidas cercam a miopia, por isso preparamos este conteúdo para esclarecer alguns:

Não usar óculos faz a miopia aumentar?

Mito. A evolução da miopia e sua posterior estabilização independem do uso de óculos. Não quer dizer que os óculos devam ser abandonados. Devem ser utilizados, corretamente, para poder se beneficiar de uma boa visão.

Comer cenoura melhora a miopia?

Mito. A cenoura é uma excelente fonte de betacaroteno, que origina a vitamina A, importante para a visão. Seu consumo, natural ou na forma de comprimidos não impede, porém, o avanço ou a melhora da miopia.

Míope enxerga pior à noite?

Verdade. Os míopes têm maior dificuldade de se adaptar a ambientes com menor luminosidade. Mesmo com óculos corretos enxergam menos à noite do que as pessoas que não têm miopia.

Usar óculos para miopia vicia?

Mito. Óculos não viciam. Tendo passado um tempo enxergando mal, o paciente percebe que sua visão melhora quando passam a utilizar. Dessa forma não conseguem mais ficar sem os óculos.

Utilizar computador piora a miopia?

Mito. O computador não piora a miopia, mas pode deixar os olhos mais secos, pois piscamos menos quando estamos atentos ao monitor. Por esta razão, a visão pode embaçar mais facilmente, além de poder induzir dor de cabeça pelo excesso de tempo que se passa trabalhando. É recomendável uma parada de 5 minutos para cada hora em frente ao computador.

Miopia pode regredir com exercícios?

Mito. Não existe nenhum exercício ou `fisioterapia´ que possa melhorar a miopia. Muitas vezes se faz confusão com exercícios para estrabismo, que é o desvio dos olhos).

Utilizar lentes de contato impedem que a miopia avance ?

Mito. Elas não têm o poder de interferir na evolução da miopia. O que acontece, em alguns casos é a coincidência do uso de lentes de contato numa idade em que já ocorreria, naturalmente, a estabilização da miopia.

Míopes podem ser doadores de córnea?
Verdade. As córneas passam por vários exames e avaliações para checar sua integridade para fins de doação. A miopia não é uma contraindicação.

Ler em ambientes de baixa luminosidade piora a miopia?

Mito. Ler com pouca luz não prejudica a visão, nem piora a miopia. Mas, pode trazer desconforto e consequente desinteresse pela leitura.

Utilizar muito tablet ou celular pode causar miopia?

Nem sempre. Existem estudos mostrando que o excesso de leitura em celulares e tablets pode favorecer o aparecimento de miopia ou sua piora, em alguns casos. O recomendável, segundo os mesmos estudos, é a permanência 2 a 3 horas por dia, alternadamente, nestes dispositivos.

Fale com a gente

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida em relação a miopia? Entre em contato com a gente e agende sua consulta. O Dr. Sérgio Isola é graduado em Medicina pela USP de Ribeirão Preto e tem residência médica em oftalmologia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da USP. Além disso, Dr. Sérgio Isola tem por objetivo atender seus pacientes com o melhor do conhecimento médico e da tecnologia.  Preencha o formulário abaixo, teremos o maior prazer em lhe atender.

Fale com a gente!

São Paulo

Avenida Paulista, 2518 9º Andar - CJ 91 CEP: 01310-300 - São Paulo
11 3214-3387 / 3256-8666 / 97497-3040

Ribeirão Preto

Av. Independência, 2509 Jd Sumaré - Ribeirão Preto - SP
16 4009-2999
contato@oftalmoisola.com.br