6 sinais e sintomas que você precisa procurar um oftalmologista

6 sinais e sintomas que você precisa procurar um oftalmologista

6 sinais e sintomas que você precisa procurar um oftalmologista

Se você tem dúvidas sobre quando deve procurar um oftalmologista, nós preparamos este conteúdo que vai lhe ajudar a descobrir qual é o momento certo. Existem alguns indícios que ajudam a saber quando fazer as consultas e também a ficar mais atento em como isso pode fazer a diferença no tratamento e recuperação. Fique atento nos 6 sinais e sintomas que preparamos para você saber quando procurar um oftalmologista. 

  • Olho vermelho;
  • Sensação de areia nos olhos;
  • Diminuição da visão ou diminuição da acuidade visual
  • Visão de manchas ou visão de moscas;
  • Visão dupla;
  • Dor no olho.

OLHO VERMELHO

A vermelhidão dos olhos pode ser uma simples irritação, mas também pode ser sintoma de doenças oculares mais severas. Portanto, não se pode negligenciar este sintoma. Deve-se procurar a orientação de um oftalmologista. O olho vermelho pode ter várias causas.

As conjuntivites são uma das causas, elas são infecções da película externa que reveste a esclera, o branco dos olhos. Podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos e até serem causadas por protozoários, como a acanthamoeba, uma espécie de ameba.

As conjuntivites alérgicas, também tem como sintomas a vermelhidão dos olhos e a coceira.

A esclerite (esclera é o branco do olho) é outro motivo de olhos vermelhos. Esclerites são inflamações da esclera que podem estar associadas a doenças sistêmicas como a artrite reumatoide e outras doenças autoimunes, por isso devem ser cuidadosamente investigadas.

As uveítes são inflamações das estruturas internas do olho e também deixam os olhos vermelhos. Importante lembrar que, aproximadamente, metade dos casos de Uveítes podem estar associados a doenças como tuberculose, toxoplasmose e sífilis.   

 

SENSAÇÃO DE AREIA NOS OLHOS

Este sintoma leva muitos pacientes aos consultórios oftalmológicos. A queixa de “ter areia nos olhos” é muito frequente.

Fatores ambientais, como uso excessivo de computador, ar condicionado, vento ou clima seco podem levar ao desconforto por induzirem a uma diminuição na lubrificação dos olhos.

Algumas doenças sistêmicas podem levar, também, à sensação de areia nos olhos, como a artrite reumatoide, doenças da tiroide, alergias, disfunções hormonais da menopausa.

Os olhos podem tornarem-se menos lubricados também pelo uso de certas medicações, como: betabloqueadores (para hipertensão arterial), descongestionantes nasais, anti-histamínicos, tranquilizantes e antidepressivos.

O uso de lentes de contato é outra causa frequente de sensação de olho seco. Não se deve insistir com seu uso se for percebido desconforto de olho raspando. Muitas vezes as lentes de contato associam-se ao uso de computadores e tablets em ambientes com ar condicionado, o que pode piorar ainda mais os sintomas.

O pterígeo é uma causa frequente de sensação de areia nos olhos, ele é uma membrana espessa que cresce a partir da conjuntiva.

 

DIMINUIÇÃO DA VISÃO OU DIMINUIÇÃO DA ACUIDADE VISUAL

A percepção da diminuição da visão, ou embaçamento da visão, pode ter várias causas. Os erros de refração, ou seja, miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia podem ser diagnosticados numa consulta oftalmológica rotineira. A prescrição de óculos ou lentes de contato trazem um grande benefício aos pacientes.

Porém, nem todas as causas de embaçamento da visão podem ser corrigidas com lentes. Doenças como a catarata, que é a opacificação do cristalino humano; Glaucoma, que são danos causados pela pressão ocular; Doença Macular relacionada à idade (DMRI); e Retinopatia Diabética podem levar à perda gradual e progressiva da visão. Para todas estas doenças existem outras estratégias de tratamento, como cirurgia, uso de colírios, e até injeções.

 

VISÃO DE MANCHAS OU VISÃO DE MOSCAS

Perceber manchas que ‘passeiam´ diante dos olhos pode não ter tanta importância, como é o caso das `moscas volantes´. Elas são muito frequentes e correspondem ao descolamento do Humor Vítreo, o gel transparente que preenche grande parte do olho. Quando ele se liquefaz e se separa da retina, a pessoa tem sintoma de visão de ‘moscas’ e ‘fiozinhos’ que ‘andam’ na frente dos olhos. São mais facilmente percebidas em ambientes muito iluminados: céu azul nos dias ensolarados, paredes claras, papel branco, por exemplo.

Por outro lado, o sintoma de manchas fixa e escuras na visão, pode significar uma situação mais grave, como descolamento de retina, lesão macular-centro da visão- na DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) ou glaucoma avançado.

Diante destas ocorrências o exame feito pelo oftalmologista é muito importante para estabelecer o diagnóstico correto e a melhor conduta para os casos mais graves. Então, está aí mais um motivo para você procurar um oftalmologista.

 

VISÃO DUPLA

Ver duas imagens do mesmo objeto, ao mesmo tempo, traz um desconforto e insegurança no dia a dia. Neste caso é muito difícil concentrar-se em trabalhos de leitura, dirigir veículos, subir e descer escadas ou simplesmente caminhar.

As causas vão das mais leves, como adequação das lentes dos óculos até situações mais graves. Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumores cerebrais, descompensação do diabetes podem influenciar na condução do estímulo nervoso dos movimentos oculares. Os olhos deixam de trabalhar juntos, harmoniosamente, o cérebro não consegue juntar 2 imagens diferentes.

A abordagem destes casos deve levar em conta a avaliação conjunta de outros especialistas, como neurologista, endocrinologista e cardiologista.

 

DOR NO OLHOS

Sentir dor nos olhos pode ser um sintoma ligado ao esforço visual contínuo. Muitas vezes é um sintoma de falta de óculos ou de que as lentes precisam ser atualizadas.

    É um sintoma frequente no caso de blefarite, inflamação crônica ao redor dos olhos, nas pálpebras, que pode, também, afetar a córnea, ressecando-a, tornando o piscar desconfortável e dolorido.

O terçol ou hordéolo é outra lesão em que ocorre dor, devido ao inchaço das pálpebras e formação de abcessos. O paciente reclama de graus variáveis de dor nos olhos.

Alguns casos de glaucomia, especialmente aqueles que surgem agudamente, podem levar à dor ocular, necessitando, muitas vezes de atendimento urgente e imediato.

A uveíte é mais uma doença que pode apresentar dor e diminuição da visão, ela é resultado da inflamação das camadas internas dos olhos.

 

Procure um oftalmologista de confiança

Se você se identificou com alguns desses sinais ou sintomas, procure um oftalmologista de sua confiança. O Dr. Sérgio Isola é graduado em Medicina pela USP de Ribeirão Preto e tem residência médica em oftalmologia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da USP. Além disso, Dr. Sérgio Isola tem por objetivo atender seus pacientes com o melhor do conhecimento médico e da tecnologia. Entre em contato conosco, preencha o formulário abaixo, teremos o maior prazer em lhe atender.

Fale com a gente!

*A data da consulta será confirmada apenas após o contato realizado pela nossa equipe.